News

Raspagem dental com ultrassom interfere em dispositivos cardíacos?

Ter um sorriso bonito e saudável certamente ajuda a maioria das pessoas a expressar autoconfiança.

Como fator de cuidados em saúde é importante realizar uma limpeza nos dentes pelo menos uma ou duas vezes ao ano. A limpeza proporciona a remoção de placas bacterianas, tártaro e evita problemas como gengivite, cáries e o mau hálito.

Assim, a limpeza tem a função de manter a saúde da boca, além de proporcionar um sorriso mais bonito. Com a limpeza, o dentista elimina manchas nos dentes que podem ser provenientes da ingestão de alimentos e bebidas como o café, por exemplo, e remove tártaro além de procurar por cáries e infiltrações.

Os tipos de limpeza aplicados são:

  • a manual, chamada ainda de raspagem, que remove placas com o uso de curetas (aqueles ferrinhos com pontas);
  • a realizada com jatos de bicarbonato de sódio;
  • e a feita com o uso de ultrassom.

Tem sido comum os dentistas somarem a raspagem ao uso do ultrassom ou ao do jato de bicarbonato.

Sobre a limpeza manual não há maiores dúvidas, mas quando isto vai acontecer alguns usuários de dispositivos cardíacos podem ficar preocupados com a necessidade do uso de antibióticos, entretanto isto não é necessário na maioria das vezes, a não ser em casos mais extremos, onde há uma doença periodontal mais importante, ou quando a raspagem pode expor mais a gengiva a riscos de sangramentos. Nestes casos o  antibiótico, após uma avaliação estrita do dentista e/ou por recomendação do médico cardiologista pode ser prescrito. O uso de antibióticos deve ser evitado sempre que possível.

Sobre o uso do ultrassom odontológico, o usuário de dispositivo cardíaco pode ficar tranquilo pois o dispositivo não será afetado pelo aparelho de limpeza com ultrassom odontológico. O aparelho emite uma vibração ultrassônica, a uma ponta que entra em contato com o dente, e com isso remove toda a placa ou tártaro que está na superfície dos dentes.

Ainda que ir ao dentista seja assustador para algumas pessoas é essencial manter a saúde bucal em dia. A saúde bucal também ajuda a nos proteger de doenças que acometem o coração como a endocardite bacteriana.

 

Dra. Luciana Alves PhD e-Patient Advisor | Usuária de marca-passo cardíaco |Blogger em Pacemaker Users | Presidente do Clube do Marcapasso

Dr. Beto Yosef Barrozo CRM-RJ 52.45439-2 – Cirurgião Cardiovascular | e-Doctor e Colaborador do Clube do Marcapasso

Padrão