News

Onde obter informações sobre o tipo de dispositivo cardíaco implantado em meu corpo?

Existem diversos locais para pesquisarem os dados relativos aos equipamentos que foram implantados nos pacientes:

1- Na carteirinha fornecida pelo fabricante e preenchida no Serviço onde foi feito o implante cirúrgico.

OBS: A este respeito, a carteira deve estar com todos os dados preenchidos, incluindo dados de eletrodos, e  o médico deve ainda lhe explicar sobre cada uma das informações, verifique ainda com o médico se o seu dispositivo é ou não compatível com ressonância magnética e se os eletrodos também. Caso seja compatível, pergunte ainda se é totalmente ou condicional, e como proceder no caso de necessitar realizar o exame de ressonância magnética.

Se você tem dados incompletos na sua carteira, consulte as fontes aqui informadas e exija seus dados. Isto é muito importante para seu acompanhamento médico e atendimento de urgência.

2- Na folha de descrição da cirurgia, que vocês receberam por ocasião da alta. (em geral são coladas etiquetas identificadoras dos eletrodos e do gerador).

OBS: Peça sempre seu prontuário médico na alta. É direito seu.

3- No prontuário médico arquivado no hospital onde foi feito o implante esses dados encontram-se:

a) Na descrição cirúrgica (cópia da que você recebeu)

b) Na chamada folha de sala de cirurgia onde as mesmas etiquetas em geral são coladas junto com a lista de material consumido durante o procedimento.

c) Na nota fiscal de venda do equipamento para o Hospital/Convênio que fica arquivada junto ao prontuário

4- Nos arquivos físicos (ficha de consultório) ou eletrônicos (computador pessoal, ou sistema de arquivo ou ainda no próprio analisador do equipamento) do médico que faz a revisão do seu dispositivo. Ou ainda no Registro Brasileiro de Marcapasso (RBM) que fica sob a guarda do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA).

Então caso você não tenha informações completas do gerador implantado (marca-passo, CDI, Ressincronizador) e eletrodos, basta consultar as fontes acima.

LEMBREM-SE: esse é um direito de todo usuário de dispositivo médico implantável. Não se sinta intimidado em reivindicar por estas informações. É DIREITO: CUMPRA-SE!

Dr. Beto Yosef Barrozo CRM-RJ 52.45439-2 – Cirurgião Cardiovascular | e-Doctor e Colaborador Voluntário e Não Remunerado da ONG do Clube do Marcapasso

Luciana Alves PhD e-Patient Advisor | Blogger at e-Patient Brazil | Member of Society for Participatory Medicine | President at Clube do Marcapasso
Padrão