News

Vacina para Febre Amarela: devo tomar?

A resposta a princípio é NÃO.

Tem-se que avaliar se há grande necessidade. Lembre-se que vacina também impacta na saúde das pessoas.

É importante lembrar que o mosquito que transmite a doença é silvestre. Se a pessoa não reside ou não vai para zona rural, é muito pouco provável que corra qualquer risco. No caso, ao tomar a vacina, a pessoa só estaria colocando mais uma droga no organismo dela, sobrecarregando-o.

Vacina para Febre Amarela só para quem vai para região onde ocorre surto, ou áreas de endemia. Não use a vacina fora dessas indicações.

O protocolo da Organização Mundial de Saúde recomenda uma única dose. O Brasil também adotou a mesma recomendação da OMS recentemente.

Porém só deve tomar vacina que está indo para região do surto ou para áreas endêmicas. Fora disso NÃO TOME A VACINA. Aliás, esta informação vale para quem tem ou não um dispositivo médico.

Dr. Beto Yosef Barrozo – Cirurgião Cardiovascular – CRM-RJ 52.45439-2 | e-Doctor voluntário no Blog e-Patient Brazil Pacemaker Users

Dr. Luciana Alves PhD e-Patiente Advisor | Blogger at e-Patient Brazil Pacemaker Users | Member of Society for Participatory Medicine

Padrão