News

Vacina para Febre Amarela: devo tomar?

A resposta a princípio é NÃO.

Tem-se que avaliar se há grande necessidade. Lembre-se que vacina também impacta na saúde das pessoas.

É importante lembrar que o mosquito que transmite a doença é silvestre. Se a pessoa não reside ou não vai para zona rural, é muito pouco provável que corra qualquer risco. No caso, ao tomar a vacina, a pessoa só estaria colocando mais uma droga no organismo dela, sobrecarregando-o.

Vacina para Febre Amarela só para quem vai para região onde ocorre surto, ou áreas de endemia. Não use a vacina fora dessas indicações.

O protocolo da Organização Mundial de Saúde recomenda uma única dose. O Brasil recomenda de 10 em 10 anos no TOTAL MÁXIMO DE DUAS DOSES.

Porém só deve tomar vacina que está indo para região do surto ou para áreas endêmicas. Fora disso NÃO TOME A VACINA. Aliás, esta informação vale para quem tem ou não um dispositivo médico.

Dr. Beto Yosef Barrozo – Cirurgião Cardiovascular – CRM-RJ 52.45439-2 | e-Doctor voluntário no Blog e-Patient Brazil Pacemaker Users

Dr. Luciana Alves PhD e-Patiente Advisor | Blogger at e-Patient Brazil Pacemaker Users | Member of Society for Participatory Medicine

Padrão