News

Ecocardiograma: o que é, e para que serve

O ecocardiograma é um exame que utiliza ultra-som para produzir imagens do coração, e é complementar no diagnóstico de uma série de doenças cardíacas. Por meio deste exame é possível avaliar a condição do órgão, verificando anomalias funcionais das estruturas e também anomalias morfológicas. Assim, pode-se verificar o fluxo de sangue nas válvulas e em vasos do coração.

A deteção precoce de alterações da função cardíaca é muito importante para o estabelecimento de estratégias terapêuticas e avaliação do prognóstico clínico de pacientes  com diferentes patologias cardiológicas.

A análise da deformação miocárdica possibilita a avaliação da função ventricular em estágio ainda inicial de disfunção, podendo desta forma ainda  ser um preditor prognóstico aquelas situações me que os sintomas ainda não estão presentes (subclínicas).

Na quantificação da função ventricular esquerda, o que vemos foi uma evolução da simples medição da fração de ejeção e da análise qualitativa da contratilidade do coração, para a análise da deformação miocárdica, revelando grande capacidade na quantificação da função sistólica.

Dr. Marconi Gomes – Cardiologista e Médico do Esporte

Dr. Luciana Alves PhD e-Patient Advisor – Blogger at e-Patient Brazil Pacemaker Users | Member of Participatory for Preventive Medicine

Padrão