News

Com o implante de um dispositivo cardíaco vou ter restrições relacionadas ao trabalho com equipamentos elétricos?

É possível que em alguns casos haja necessidade de remanejamento da função a depender do ambiente de trabalho.

Após o implante de um marca-passo ou CDI, é importante ser mais ser mais cuidadoso ao usar ferramentas elétricas, como serras elétricas, a solda está desaconselhada, e furadeiras é importante manter afastado do local próximo ao implante. Geralmente se usa o corpo como forma de apoiar e dar maior estabilidade para manusear a ferramenta, o que é um risco maior para causar interferências no dispositivo.

Portanto, se você trabalha em um ambiente com grandes geradores e diretamente com eletricidade, ou está sob campo magnético, informe ao seu médico, e veja quais são as características do ambiente e equipamentos para que possam tomar uma decisão sobre o melhor para manutenção da sua segurança.

Quando for o caso, você ainda pode solicitar ao engenheiro de segurança do trabalho da empresa para entrar em contato com o departamento técnico do fabricante do dispositivo.

Eng. Caio Vinha – Especialista de Dispositivos Cardíacos – Profissional Aliado (Certified Cardiac Device Specialist – Allied Professional) – Heart Rhythm Society (HRS)/EUA

Luciana Alves PhD e-Patient Advisor – Blogger at e-Patient Brazil Pacemaker Users | Member of Society for Participatory Medicine

Padrão