News

Viagem de avião: o que devo saber?

Esta dúvida é bastante frequente entre pacientes que estão para realizar uma viagem de avião pela primeira vez, e também causa grande preocupação naqueles que estão para viajar fora do país.

Tendo em vista que a questão de segurança deve ser vista de ambos os lados, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – Conaero atualizou em 2014 o Guia do Passageiro.

A publicação traz informações atualizadas de normas relativas ao setor, em especial aquelas editadas pela Anac. Nele também constam detalhes sobre os direitos dos passageiros, e outras informações para viajante. Acesse o manual na íntegra.

A página 20 do referido manual esclarece sobre alguns aspectos relacionados à passagem pelo detector de metais, de especial interesse aos portadores de dispositivos médicos implantáveis.

De acordo com o referido manual:

A inspeção dos passageiros por detector de metais é obrigatória, exceto para portadores de marca-passo (com documentação que comprove essa condição) e de implante coclear. O passageiro que, por motivo justificado, não puder ser inspecionado por meio de equipamento detector de metal, a exemplo de passageiro com material implantado, deverá submeter-se à busca pessoal. As mulheres grávidas, caso solicitem, podem ser inspecionadas por meio de detector manual de metais ou por meio de busca pessoal.

Portadores de marca-passo e outros dispositivos médicos implantáveis circulam diariamente por milhares de aeroportos e sabem que estar com a carteira de identificação de portador, e documento que comprove sua identidade, é imprescindível para garantir o acesso seguro às salas de embarque.

Desde que portadores de dispositivos cardíacos ou outros dispositivos médicos implantáveis susceptíveis à interferências por detectores de metais apresentem sua documentação completa nos aeroportos, a citar, carteira de identidade ou equivalente, e carteira de usuário, os mesmos devem ter respeitados seus direitos de ir e vir, e assegurado que as normas validadas pelos órgãos competentes sejam cumpridas de forma adequada para evitar situações como esta.

Ainda que a inspeção manual seja constrangedor para algumas pessoas ela é a forma de garantir a segurança de todos. Você tem o direito de realiza-la de forma pública ou nas cabines reservadas.

Viagem Internacional

Uma preocupação frequente também é sobre as viagens internacionais.

Não há com que se preocupar. Tenha sua carteira em mãos, informe que é usuário de um dispositivo médico implantável e você será encaminhado para uma máquina de inspeção que não causa interferência em seu dispositivo. Ela funciona como um grande RX, e você deve seguir as orientações dos agentes de segurança sem preocupações.

Basicamente você vai ser orientado a ficar com as mãos elevadas acima da cabeça e entrará em um scanner de corpo. Deverá ficar na posição até que o agente o libere. Você pode ou não ser, adicionalmente, revistado manualmente.

Tanto eu como outros pacientes já viajaram sem problemas para os EUA e Europa.

A man inside a full-body scanner being trialled at Charles-de-Gaulle airport
Imagem adaptada de janmacinsky

Dicas úteis para viagens nacionais ou internacionais:

  • Lembre-se de levar seus medicamentos suficientes para pelo menos mais alguns dias para ao caso de cancelamento de vôos.
  • Leve seus medicamentos sempre na bolsa de mão. Ou seja, não despache junto com a bagagem. Isto evitará transtornos caso a bagagem seja extraviada.
  • Seguro saúde: faça sempre um seguro saúde.
  • Entre no site da empresa fabricante de seu dispositivo fora do país, e/ou ligue para a empresa no Brasil e solicite informações sobre onde pode encontrar hospitais no local ou o mais próximo de onde estará para o caso de necessidade de uma urgência com seu dispositivo.
  • Imprima seus dados pessoais, endereço, nome de um responsável, medicações que toma e observações úteis em inglês (no caso de viagem internacional), e em português no caso de viagens dentro do país,  e coloque em suas bolsas e bagagens.

No mais: Boa Viagem!

Luciana Alves PhD e-Patiente Advisor | Blogger at e-Patient Brazil  | Member of Society for Participatory Medicine

Padrão