News

A crescente importância da participação dos pacientes e familiares em seu cuidado e decisões sobre sua saúde

No mês em que se comemora o DIA DO PORTADOR DE MARCA-PASSO é importante que você compreenda que o maior presente está nos novos rumos que a saúde deverá tomar.

O PACIENTE EMPONDERADO: você sabia que a Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS) reconhece a importância da participação do paciente no processo de cuidados em saúde? E é por isso que hoje estamos com um trabalho conjunto entre a ONG do Clube do Marcapasso e esta Agência.

No mundo todo ocorre um fenômeno crescente da IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PACIENTES e familiares em seu cuidado e decisões importantes sobre sua saúde.

Isto já é tema que vem sendo amplamente debatido em outros países, e provocará em países como o Brasil a pressão por uma mudança crítica na forma como ocorre a relação médico/paciente, e cada dia mais os profissionais serão convocados a informar, e capacitar os pacientes para a compreensão, e adequado cuidado de sua condição de saúde.

O trabalho realizado com profissionais da saúde, colaboradores da ONG, tem mostrado que os profissionais que participam, têm aprendido muito por praticar uma escuta ativa, considerar os pontos de vistas do paciente, e que isso tem impacto positivo para sua prática clínica. Além disso, tenho encontrado evidências que até mesmo custos em saúde podem ser reduzidos tanto no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto nos planos de saúde. Em situações onde o sistema vigente em saúde levou o paciente a consumir UTI, exames, consultas, mais de uma vez, foi constatado que uma única consulta e indicação de um único procedimento, seria suficiente para atenção adequada ao paciente, com atendimento realizado por profissional com habilidades específicas, que envolvem a valorização do paciente no processo.

MAIS DO QUE DIREITO. Entenda: O RECONHECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PACIENTES é desejável. Certamente a ANS, e já tenho notícias que outros importantes segmentos na área médica, avançam para que esta realidade avance em nosso país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “na promoção da saúde, o empoderamento é um processo através do qual as pessoas ganham um maior controle sobre as decisões e ações que afetam a sua saúde”.

“O emponderamento individual refere-se principalmente à capacidade dos indivíduos para tomar decisões e ter controle sobre a sua vida pessoal, o emponderamento coletivo diz respeito da capacitação da comunidade envolver indivíduos agindo coletivamente para ganhar maior influência e controle sobre os determinantes da saúde e da qualidade de vida em sua comunidade, e é uma meta importante na ação comunitária para a saúde”.

Parabéns a você que fará parte desta história!

Faça do mês em que se comemora o Dia do Portador de Marcapasso um marco para encarar este desafio, e ajudar o nosso país a se lembrar de você PACIENTE, TODOS OS DIAS.

EU NÃO POSSO AJUDAR A TODOS, MAS TODOS VOCÊS PODEM AJUDAR a promover as mudanças que tanto desejamos.

Obrigada.

Dra. Luciana Alves PhD e-Patiente Adviser | Fundadora e Blogger no PACEMAKERusers | President/CEO no Clube do Marcapasso (Organização Não Governamental) | Membro da Society for Participatory Medicine

Padrão