News

Você sabia que alguns brinquedos têm ímãs que podem prejudicar o funcionamento do dispositivo cardíaco?

Todos nós conhecemos os ímãs de geladeira, que habitualmente são inofensivos, por serem de ferrite, entretanto vários produtos hoje em dia contém ímãs potentes, ímã de neodímio-ferro-boro (NdFeB) que podem interferir com a função de marca-passos cardíacos e cardiodesfibrilador implantável (CDI). 

Um estudo realizado na Suíça demonstrou que dispositivos médicos implantáveis como marca-passo e cardiodesfibriladores implantáveis podem sofrer interferências com distâncias que variam de 1 cm a 24 cm, com produtos que contém ímãs NdFeB para uso doméstico e escritório por exemplo. O artigo alerta que é necessário que se implemente medidas educacionais sobre o manuseio destes produtos e que eles devem conter em seus manuais informações sobre os riscos associados a estes ímãs.

Vou solicitar ao Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) que também ajude a nossa ONG Nonprofit Organization – Clube do Marcapasso nesta questão. Numa pesquisa rápida pela internet sobre as informações dos fabricantes, a maior parte alerta apenas para o risco das crianças engolirem as peças pequenas.

Por isso a brincadeira para adultos e crianças usuárias de dispositivos médicos implantáveis de brinquedos e produtos com este material é um risco a ser evitado.

Dr. Luciana Alves PhD e-Patiente Adviser | Fundadora e Blogger no PACEMAKERusers |President/CEO no Clube do Marcapasso (Organização Não Governamental)

Source: Ryf S, Wolber T, Duru F, Luechinger R. Interference of neodymium magnets with cardiac pacemakers and implantable cardioverter-defibrillators: an in vitro study. Techno Health Care. 2008;16(1):13-8.

Padrão