News

A experiência “e-Patient-e-Doctor”: uma revolução na relação “médico-paciente”

PACEMAKERusers acredita que as novas tendências em saúde, os padrões e modelos que estão surgindo a partir da experiência com seus seguidores (pacientes, familiares e profissionais da saúde) nas redes sociais e a partir de grupos de apoio online, na difusão de informações de cuidados em saúde, dentro do seu escopo de trabalho, tem se revelado extremamente importante para todos nós que estamos preocupados com uma reforma eficaz da saúde.

Este novo paciente, o e-Patient está inegavelmente forçando a saúde a uma mudança de paradigmas e consequentemente a uma revolução na saúde de grandes proporções. O antigo paradigma da “Era Industrial”, na qual os profissionais de saúde eram vistos como a fonte exclusiva do conhecimento médico e sabedoria, está gradual, e consistentemente sendo forçado a incorporar uma nova visão do mundo, consequência da “Era da Informação” na qual pacientes, cuidadores e familiares, assim como os sistemas e redes como o PACEMAKERusers, nas quais se apoiam e depositam confiança, são cada vez mais vistos como importantes recursos de saúde.

Muitas das vezes estes e-Patients buscam, na rede do PACEMAKERusers e seus grupos de apoio, a confirmação a cerca da própria recomendação médica. Porque a percepção da validade da informação advém da experiência de pessoas com problemas semelhantes.

A medicina do século 20 não foi capaz de incorporar e antever as consequências da internet para um mundo globalizado, e no qual a conexão de pacientes e métodos de pesquisas utilizados por este público confrontou com um vocabulário cultural inadequado a este novo tipo de “paciente”: o e-Patient.

A experiência destes quatro anos de trabalho, demonstra ainda que, trabalhos como o que está sendo realizado pelo PACEMAKERusers, que prezando pela segurança das informações divulgadas em suas redes, incorpora profissionais, colaboradores com diferentes especialidades e experiências com o escopo do trabalho, no gerenciamento e manejo das informações em saúde, tem impacto positivo também para os profissionais que acompanham estes pacientes. Estes profissionais têm indicado o PACEMAKERusers para seus pacientes e com isto conseguido minorar o impacto da velada, entretanto conhecidas dificuldades de pacientes, em saber como seguir a vida após implante, por meio do acesso a informações como as que são veiculadas no Blog e Redes Sociais do PACEMAKERusers.

Estamos vendo emergir, portanto, e ainda mantendo a integridade da prática Legal destas interações regulamentadas por seus respectivos conselhos profissionais, um “novo” profissional, o e-Doctor, que presta aconselhamento médico online, para fornecer o conselho médico inicial para pacientes, ao mesmo tempo que consegue manejar as práticas a partir das normativas vigentes de sua classe profissional, e ao mesmo tempo aprender, e crescer na forma como interage com os e-Patients. Estamos assistindo a uma revolução sem precedentes na saúde.

O que assistimos é uma revolução na comunicação médico-paciente, e-Doctor-e-Patient, que revolucionará a medicina para aproximá-la cada vez mais de um modelo de cuidados de saúde cooperativa, visando alcançar o envolvimento ativo de pacientes, profissionais, cuidadores e outros por meio de uma abordagem ética e participativa com grande potencial para melhorar os resultados (outcomes), aumentar a satisfação do profissional da saúde e paciente, e melhorar o custo dos cuidados em saúde.

Dra. Luciana Alves PhD e-Patient Advisor – Blogger at PACEMAKERusers

Padrão