Minha História, News

Após uma parada cardíaca correndo uma meia maratona, e implante de um CDI, ele voltou a correr

O administrador de empresas Cristiano Braga Goldenberg, 41 anos, foi tema de várias matérias na imprensa e levantou uma questão muito importante: a importância de se saber realizar as manobras de ressuscitação com alta qualidade. Ele sofreu uma parada cardíaca em um evento de corrida e foi socorrido por um outro corredor, que era médico, o Dr. Bruno Bussade.

 

Em função de sua experiência, hoje ele divulga, e defende, a ideia de que todas as pessoas (leigas) devem conhecer a técnica de atendimento de uma emergência cardiovascular.

IMG_5097

Golden4Asics – 21k – Abril 2015

A quanto tempo você corre?

Corro desde 2007, quando voltei de uma temporada de 3 anos e meio da França e estava um pouco acima do peso. Desde então, não parei mais de correr.

Qual o tipo de dispositivo cardíaco você usa e qual o motivo do implante ?

Tenho um CDI implantado. Ele foi implantado em abril de 2015, por recomendação médica em função de uma PCR/morte súbita, longa, de 16 minutos, que eu tive durante uma meia maratona no Rio. Os médicos fizeram dezenas de exames para tentar identificar a causa da PCR, mas não identificaram nada. Não tomo nenhum remédio. Por essa razão, por absoluta prudência, recomendaram o implante do CDI.

Você já era um corredor antes do implante do CDI, como foi o retorno?

Após o implante do CDI, fiquei 3 meses sem correr por recomendação médica. Para dar tempo ao organismo de se adaptar ao CDI. Hoje corro normalmente, longas distâncias, sem nenhuma restrição médica. É bom lembrar que de 6 em 6 meses eu tenho que ir ao cardiologista para acompanhamento. Tudo de forma preventiva.

Qual sua principal motivação para treinar?

Principal motivação para treinar: saúde! E hoje eu também treino por absoluta gratidão.

Gostaria de passar alguma mensagem para as pessoas a partir de sua experiência de vida?

Não deixe de viver! Se tem dúvidas, procure um médico que vai orientar adequadamente. O medo paralisa. Bloqueia. Então, viva!

Quais os seus planos para o futuro?

Ser feliz e fazer o bem! Isso resume tudo.

 

Padrão