News

Cartão de visitas com eletrocardiograma: uma brincadeira, ou algo que pode revolucionar o rastreamento rápido de arritmias cardíacas?

Não é novidade que a existência de tantas opções de rastreamento “wearable” (palavra que significa tecnologia para vestir). Mas certamente esta é a primeira vez que se conseguiu espremer um ECG (eletrocardiograma) em algo tão fino e compacto, como um cartão de visita.

Ao contrário dos monitores de frequência cardíaca incluídos nos smartwatches e rastreadores de fitness que usam um LED e um sensor óptico pequeno para detectar o pulso de uma pessoa, as características do cartão de visita mede pelas pontas dos dedos as correntes elétricas geradas pelos músculos do coração.

O fabricante (info@mobilecg.hu) do cartão, que diz que o mesmo é um Toy Card (cartão de brinquedo) e afirma claramente, não é muito preciso o suficiente para ser usado para diagnosticar um problema de coração.

o “brinquedo”tem o custo de U$29, para um cartão de visitas, o valor pode parecer salgado, mas do ponto de vista da engenharia, assino em baixo do comentário de Andrew Liszewski do site (gizmodo.com) “mas não muito caro como uma novidade e exemplo de engenharia em miniatura brilhante”.

Não sei se a brincadeira também poderia ser utilizada por portadores de dispositivos cardíacos, mas fica aqui registrada a dica ; ).

Já vi alguns produtos que começaram assim, como  uma brincadeira, virarem grandes tecnologias de diagnósticos!

Por Dra. Luciana Alves PhD – Blogger em PACEMAKERusers – Portadora de marca-passo cardíaco

 

#PacemakerUsers #marcapasso #pacemaker #dispositivosmédicos #medicaldevices #arritmiascardíacas #arritmias #ecg  #eletrocardiograma #coração #cardiopatia #pacemaker

Fonte: Traduzido e adaptado de Mobilec e Gizmodo.

Padrão