News

Porque algumas pessoas falam que são totalmente dependentes do marca-passo e outras falam que só parcialmente?

O marca-passo visa tratar os ritmos lentos do coração (bradicardias). Gosto da analogia de que o marca-passo é o “sargento” que recebe ordens do seu oficial (médico) para controlar a marcha da tropa (os nossos batimentos cardíacos) Por meio de seu funcionamento (trabalho do sargento), ele melhora a capacidade do coração (da tropa) de bombear o sangue de forma regular e no momento adequado.

Alguns pacientes dependem totalmente do marca-passo (trabalho do sargento) para fazer o coração bater (tropa marchar), isto significa que o marca-passo está trabalhando dia e noite estimulando o coração para bater de acordo com a programação do médico (o oficial). Então, se o médico (oficial) programar para o marca-passo (sargento) bater em um mínimo de 60 bpm, os batimentos (a tropa) nunca serão menos do que 60, pois o marca-passo (sargento) estimulará o coração (tropa) o tempo todo.

Já, naqueles casos onde a pessoa relata que é parcialmente dependente, isto significa que as vezes o coração bate muito lento (bradicardia), mas em outras o coração consegue bater em uma frequência cardíaca considerada normal (ritmo próprio). Então vamos supor que o médico (o oficial) programou o marca-passo (sargento) desta pessoa também para bater no mínimo a 60 bpm. O que vai acontecer aqui, é que quando o marca-passo (sargento) identificar que o coração da pessoa está batendo sozinho com 60 bpm ou mais, ele vai ficar parado, e acompanhando o coração (tropa) bater, como um amigo que vai ao nosso lado numa caminhada. Aí, quando o marca-passo (sargento) percebe que o coração vai bater lento que o valor programado pelo médico (o oficial), no nosso caso aqui, 60 bpm, ele começa a estimular o coração (tropa) novamente.

Saber se você é totalmente dependente ou parcialmente é algo que pode perguntar ao médico. E lembre-se, o marca-passo é o amigo que sempre vai te colocar no ritmo da vida, seja você totalmente dependente, ou não.

Dra. Luciana Alves PhD – Blogger em PACEMAKERusers
Dr. Beto Yosef Barrozo – Cirurgião Cardiovascular – CRM-RJ 52.45439-2 – Colaborador de PACEMAKERusers

Padrão