Minha História

Penetra: um portador de marca-passo de 81 anos veterano no mundo das corridas

Quem conta esta história sobre Moacir Penetra é a filha Rosane. Inspirada pelo pai, ela também venceu o sedentarismo e dá o melhor de si para correr ao lado do pai, um verdadeiro campeão! E ela nos conta:

Nome: Moacir Penetra. Isso mesmo. Esse é o sobrenome dele …rsrs … tivemos que enviar ao Facebook copia da certidão de nascimento para que seu nome pudesse constar dessa forma, só assim foi autorizado formalmente e feita a inclusão por eles mesmos.

Ele tem 81 anos e corre há pelo menos 50 anos. Ele sempre participou de corridas de ruas ativamente, foi atleta de clubes conhecidos. Corria pela Associação de Atletismo de Pré Veteranos do RJ, e após se aposentar trabalhou junto a crianças de escolas públicas em Araruama. E foi assim, até que sofreu um mal estar, foi internado, e após exames veio a notícia que seria necessário colocar marca-passo. Na época ele tinha 68 anos.

Durante um bom tempo ele se mostrou muito triste e apático até que notou que o tempo iria passar de qualquer maneira. E a  maneira que ele utilizaria esse tempo faria toda a diferença. Foi assim que com autorização médica ele voltou a caminhar e correr. No início ele fazia isso com certo receio, e já há um bom tempo ele tem a segurança de quem sabe o que está fazendo. São treinos semanais, intercalados de 10km a 15km diários, com o “longão” de até 18km no final de semana. Atualmente com 81 anos, e no seu segundo marca-passo, lá vai o Penetra, um “Viciado em Corridas de Rua”!

Padrão