News

Quais os fatores que podem influenciar na ruptura de cabos e eletrodos (Parte II)

Quais os fatores que podem influenciar na ruptura de cabos e eletrodos: só o desgaste natural ou levantar peso, a posição do implante no corpo, etc.?

Já falamos sobre o desgaste natural e sobre o levantamento de peso doméstico, no primeiro artigo sobre o assunto.

O levantamento de peso profissional e o levantamento de peso em lazer também possuem restrições.

Em implantes na região torácica, o levantamento de peso estendendo os braços ao seu máximo pode fazer com que todo o sistema seja submetido a uma elevada força ascendente, podendo eventualmente deslocar o cabo que está ancorado dentro do coração. Assim, levantar peso profissionalmente carregando peças/equipamentos e praticar musculação na academia usando aparelhos que necessitem de elevação do braço ao seu máximo (como halteres ou anilhas) talvez não seja o mais adequado.

Levantar peso pode não parecer perigoso a princípio. Portanto, vale mais uma vez mencionar o quão importante é consultar seu médico. Ele pode fornecer um atestado informando as atividades que podem ser realizadas.

Quando em seu trabalho há necessidade de levantamento de peso, questione também o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa ou o RH de sua empresa caso a empresa que faz esse serviço seja terceirizada.

Se você pretende praticar atividade física, após falar com seu médico, vá à academia e questione o instrutor, normalmente um profissional graduado em Educação Física. Ele também terá grandes aconselhamentos para você e pode modificar um exercício que se adeque às suas condições e necessidades.

Minha amada sogra (já citada no artigo citado acima, como portadora de marca-passo há dez anos), uma senhora que vocês conhecerão ao longo do tempo por suas peripécias, é super ativa, não somente em afazeres domésticos. Minha filha, sua neta caçula, adora seu colo e, é claro, minha sogra não a pega no colo estando de pé exatamente para não forçar o sistema. Assim, o colo da vovó Maria só estando sentada.

Minha sogra ainda adora caminhada e de vez em quando “some no mundo”, como se costuma dizer. No caso dela, a caminhada é o exercício mais adequado para seu estilo de vida, segundo aconselhamento médico.

Para implantes na região abdominal, pode haver limitações em atividades que forçam a região abdominal, como, por exemplo, levantar peso a partir do chão nas empresas e, por exemplo, fazer abdominais ou mesmo aulas que forcem o abdômen na academia.

Mais uma vez, consulte seu médico e após isso, consulte o SESMT em sua empresa e o instrutor da academia para que suas atividades sejam adequadas a você. Pode ser inclusive que as limitações e exigências mudem

Lembre, antes de retornar ao trabalho para realizar levantamento de peso ou realizar musculação/exercícios em uma academia (ou fora dela), é primordial consultar seu médico!

Eng. Caio Vinha – Especialista de Dispositivos Cardíacos – Profissional Aliado (Certified Cardiac Device Specialist – Allied Professional) – Heart Rhythm Society (HRS)/EUA. – Autor convidado de PACEMAKERusers

Padrão