News

Dispositivo que usa o iPod touch da Apple ajuda pacientes com dor crônica

Um novo dispositivo da St. Jude Medical que utiliza a tecnologia iPod touch da Apple vai ajudar pacientes com dor crônica. O dispositivo foi aprovado recentemente para uso na Europa.

O interessante da proposta desta tecnologia está em ajudar pacientes a decidir por um implante permanente de um dispositivo que estimula a medula espinhal para alívio da dor. A proposta consiste em estimular eletricamente a medula espinhal para alívio da dor a partir de um dispositivo externo. Assim o paciente tem a oportunidade de avaliar se o alivio proporcionado pela tecnologia compensa realizar um implante permanente.

Os pacientes que utilizam o sistema recebem o gerador de impulsos externo que é colocado sob a roupa. Aqui é utilizada a tecnologia sem fio para controlar o dispositivo por meio do iPod Touch. O período de teste dura de 7 dias a duas semanas. Os médicos podem usar iPad para definir os parâmetros do dispositivo de estimulação externa.

A oportunidade que esta tecnologia proporciona aos pacientes de avaliar de forma consciente, e baseada em uma experiência não invasiva, se o implante de um dispositivo permanente será benéfico ou não para seu caso, é um grande ganho para uma melhor participação do paciente no seu autocuidado assistido.

Por Dra. Luciana Alves PhD – Portadora de marca-passo cardíaco – Fundadora e Líder de PACEMAKERusers

Fonte: Mddionline

Padrão