News

Portador de marca-passo e CDI pode tomar banho de sauna?

Ainda que não seja do agrado de todos, a prática de tomar banhos de sauna está associada a benefícios como ajuda na eliminação de toxinas, renovação no aspecto da pele, e entre outros, à redução dos níveis de estresse.

Pesquisas anteriores já sugeriram que banhos de sauna podem melhorar a função dos vasos sanguíneos, assim como reduzir a pressão arterial em pacientes com hipertensão. Um novo estudo, publicado recentemente, demonstrou que banhos de sauna podem ainda gerar mais benefícios, incluindo a redução de mortes por ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, e várias condições relacionadas com problemas cardíacos.

Fato é que, poder fazer sauna ou não, está mais relacionado a algum problema de saúde que a pessoa possa ter, do que com o fato de ser portador de dispositivo cardíaco. Mas também é fato que sobretudo pessoas com risco aumentado para arritmia devem saber que sair de uma sauna com o corpo quente, e expor o corpo ao frio, como o das duchas por exemplo, pode aumentar as chances de se ter uma arritmia.

Fica a dica, portanto, de sempre prestar atenção ao tempo que fica exposto ao calor da sauna, e por garantia, se você tem algum problema de saúde, sempre pergunte ao seu médico se sua condição de saúde pode lhe restringir de desfrutar os benefícios do banho de sauna.

Por  Dra. Luciana Alves PhD- Fundadora e Líder de PACEMAKERusers – Portadora de marca-passo cardíaco

        Dra. Cláudia da Silva Fragata – CRM-SP 98985 – Autora convidada de PACEMAKERusers

Padrão