News

Dispositivo médico implantável monitora pacientes com insuficiência cardíaca congestiva

Sistema CardioMEMS HF é um dispositivo implantável que monitora a condição dos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (Classe III) remotamente.

O sistema consiste de um sensor implantado por cateterismo cardíaco direito na artéria pulmonar, vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para os pulmões. Este sensor não necessita de pilhas ou fios.

O sensor monitora a pressão da artéria pulmonar e os pacientes podem fazer uma leitura diária, a partir de casa ou outros locais que não o ambiente hospitalar, por meio de um sistema eletrônico que envia as informações para o médico. Isto permite que o médico realize a análise das informações para que possa avaliar a necessidade de ajustes na mesma para ajudar a tratar a insuficiência cardíaca do paciente.

A partir de um melhor controle da insuficiência cardíaca aumentam-se as chances de reduzir hospitalizações por insuficiência cardíaca, impactando para um melhor bem-estar do paciente. O dispositivo foi aprovado pelo FDA em maio de 2014. Os últimos estudos mostram uma redução de cerca de 40% nas internações hospitalares e também redução de mortalidade.

O sistema está entretanto contraindicado para pacientes com restrição para o uso de medicamentos anticoagulantes.

Por Dra. Luciana Alves PhD- Fundadora e Líder de PACEMAKERusers – Portadora de marca-passo cardíaco

Referências: U.S. Food and Drug Administration; St. Jude Medical.

Padrão