News

Micro marca-passo para tratar fetos com bloqueio cardíaco total está em teste

O bloqueio cardíaco congênito se trata de um defeito no sistema elétrico do coração que se origina no feto ainda em desenvolvimento.

Pesquisadores do Children’s Hospital Los Angeles University of Southern California (CHLA-USCrealizaram testes pré-clínicos de um micro marca-passo, desenvolvido 

com técnicas de micro fabricação para criar dispositivos biomédicos, pequeno o suficiente para permanecer inteiramente dentro do feto em desenvolvimento no útero.

Quando há um bloqueio cardíaco completo os marca-passos podem ser implantados logo após o nascimento, podendo este tempo de espera ser muito tarde. Além disso, normalmente é necessário que a criança alcance um peso seguro para a realização do procedimento do implante do marca-passo definitivo.

De acordo com o Dr. Ramen H. Chmait, MD, Diretor do  CHLA-USC Institute for Maternal-Fetal Health o novo dispositivo pode ser a solução para o risco de aborto e parto prematuro de bebês afetados com o bloqueio cardíaco congênitoO tamanho do dispositivo cardíaco para adultos requer que uma pequena parte seja implantada no feto e o resto marca-passo fique exteriorizado, este procedimento tem se mostrado falho uma vez que provavelmente devido ao movimento fetal, os eletrodos se deslocam do coração.

O dispositivo de câmara única pode ser implantado por via percutânea (através da pele). O implante é realizado através da parede abdominal materna e peito do feto utilizando-se o ultrassom e fetoscópio. A bateria pode durar de 2 a 3 semanas entretanto está previsto o desenvolvimento de um sistema de recarga por indução e que pode carregar semanalmente a bateria A pesquisa que antecede os primeiros testes em humanos se dá em modelo animal, implantado em fetos de ovelhas sendo a atividade do ventrículo mensurada em intervalos regulares.

O micro marca-passo foi designado pelo US Food & Drug Administration (FDA) como um Dispositivo de Uso Humanitário e espera-se que os implantes iniciais sejam realizados em um futuro próximo.

Por Dra. Luciana Alves PhD – Fundadora e Líder de PACEMAKERusers – Portadora de marca-passo cardíaco

Fonte e Créditos da Imagem: Children’s Hospital Los Angeles
Padrão