News

Uso de microondas por portadores de dispositivos cardíacos implantáveis: pode?

“Posso usar microondas?”‘; “A quantos metros devo ficar do microondas?”; “Meu sonho é ter um microondas, mas eu morro de medo de dar interferência no meu marca-passo”; “Quando eu ligo o microondas, saio correndo para ficar longe dele”.

Estas são frases muito comuns de serem proferidas por portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis.

A evolução da tecnologia dos dispositivos cardíacos tornaram os mesmos protegidos contra a energia produzida pelo microondas.

Ainda que existam alguns profissionais mais conservadores e que instruam seus pacientes a ficar cerca de dois metros do aparelho, sociedades medicas brasileira, e a American Heart Association, só para citar algumas instituições de renome na área, deixam claro que NÃO EXISTE RESTRIÇÃO para o uso de microondas por portadores de marca-passo ou cardioversor desfibrilador implantável (CDI).

O mais importante é utilizar o eletrodoméstico de forma segura seguindo as instruções do fabricante, e como bem humoradamente alguns amigos portadotes de marca-passo já se manifestaram para ajudar a informar outros portadores em dúvida, “use o microondas sem ficar preocupado, só não vale entrar dentro dele!”.

Luciana Alves PhD e-Patient Advisor | Blogger at e-Patient Brazil | Member of Society for Participatory Medicine

Padrão