News

Sistema V-Bloc – Maestro System: marca-passo para o tratamento da obesidade

A obesidade é uma epidemia mundial. A tecnologia dos marca-passos também tem sido empregada para o tratamento desta doença.

No dia 15 de janeiro deste ano o Food and Drug Administration (FDA), conhecido pela sua rigorosidade em testes relacionados à qualidade e segurança de alimentos e equipamentos médicos, aprovou o primeiro dispositivo médico para tratamento da obesidade, o sistema V-Bloc – Maestro System (Entero Medics Maestro Rechargeable System).

Este marca-passo atua na conexão cérebro-estômago interferindo nas mensagens responsáveis por controlar as sensações de  fome e saciedade. Por meio de um procedimento minimamente invasivo, a laparoscopia, o dispositivo é implantado sob a pele. Basicamente os eletrodos estimulam o nervo Vago que é o responsável por enviar mensagens ao cérebro, transmitindo informações sobre se estômago encontra-se vazio ou não. Desta forma, por meio de estímulos elétricos há o bloqueio das informações que ocorrem entre o estômago e o cérebro levando à redução da sensação de fome.

O dispositivo está indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) > 40 Kg/m2 ou com IMC> 35 com doenças associadas e que apresentem ao menos uma outra condição que esteja relacionada à obesidade, tal como Diabetes tipo 2 ou hipertensão e não que responderam a tratamentos anteriores1.

Em um estudo com duraçao de 12 meses 38,3% dos indivíduos que receberam o dispositivo ativo (ligado) perderam pelo menos um quarto do seu excesso de peso, e 52,5% dos indivíduos perdeu pelo menos 20% de seu excesso de peso. A média de perda de peso nos indivíduos com o dispositivo ativado foi  8,5% maior do que a perda em indivíduos que receberam um gerador de impulsos eléctricos, mas que não estava ativado1.

No Brasil, os testes estão na primeira fase, na qual se avalia a tolerabilidade dos pacientes ao implante. Até o final do mês de janeiro de 2015 o procedimento foi realizado feito em seis pessoas.

Drª. Luciana Alves PhD – Fundadora e Líder de PACEMAKERusers

Referência: 1. P130019 MAESTRO RECHARGEABLE SYSTEM FOR TREATMENT OF OBESITY – BRIEFING DOCUMENT FOR THE GASTROENTEROLOGY AND UROLOGY DEVICES PANEL MEETING DATE: June 17, 2014 Acesse o documento

 

Padrão