News

Dicas para usuários de dispositivos médicos para curtir o carnaval com segurança

Já sabemos de longa data que o coração dos foliões bate de uma maneira especial na época de carnaval e com os foliões portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEI) não é diferente.

Não há praticamente restrições específicas aos portadores de qualquer tipo de DCEI e outros dispositivos médicos que os impeçam de aproveitar essa festa, mas alguns cuidados devem ser observados por todos:

– Portadores de DCEI devem permanecer afastados de equipamentos como caixas de som potentes que podem interferir temporariamente na prótese (não ficar muito próximo do trio elétrico, por exemplo). Caso comece a sentir mal estar, é prudente sair do recinto e se afastar do equipamento. A chance de dano permanente ao marcapasso é praticamente zero.

– Sempre tenha consigo a sua carteirinha de portador de DCEI ou uma cópia legível dela. Numa eventualidade de necessitar de atendimento médico, prontamente saberão qual a prótese exatamente que você possui e tomarão as condutas necessárias se for o caso.

– Em atividades ao ar livre, se começar a chover, é prudente procurar abrigo o mais rápido possível. O fato de ser portador de DCEI não te transforma automaticamente em um para-raios, mas chuvas fortes com raios são sempre perigosas para qualquer um.

– Bebidas alcoólicas em grande quantidade podem predispor a arritmias e isso é potencializado se associadas a energéticos e uso de drogas ilícitas. Fuja desta armadilha.

– Privação do sono também pode predispor a arritmias. Se jogue na folia, mas tire tempo para descansar entre uma festa e outra.

Essas medidas simples ajudam a aproveitar com segurança os dias de festividades do carnaval.

Padrão