News

Marcapasso? CDI? Ressincronizador? Afinal o que tenho?

Desde a década de 50 quando os marcapassos surgiram muita coisa mudou. Inicialmente, com frequência fixa, sem possibilidade de programação e agora multiprogramáveis, através de wireless, compatíveis com ressonância nuclear magnética e capazes de mandar informações por Home monitoring. Quanta inovação, não?

Mas afinal são todos iguais ? O que são CDIs ? e Ressincronizadores?

Então vamos lá: o MARCAPASSO CARDÍACO é um dispositivo eletrônico, capaz de substituir o sistema elétrico natural do coração, é composto por um gerador e por eletrodos. E sua função básica é regularizar o ritmo do coração e está indicado em pacientes que apresentam doenças que reduzem a frequência cardíaca (Bradicardia).

estrutura_marcapasso

Imagem: Arquivo da autora.

O CDI (Cardiodesfibrilador Implantável) é um dispositivo eletrônico implantável, idealizado para corrigir arritmias cardíacas graves, Taquicardias Ventriculares ou Fibrilação Ventricular, arritmias capazes de levar a uma pessoa a uma parada cardíaca. Sua indicação é para pacientes que sofreram uma parada cardíaca por arritmia ou que potencialmente correm risco de apresentar uma. Os CDIs possuem a função de um marcapasso para tratar bradicardias e a função anti-taquicardia, quando tratam as arritmias através de pulsos muito rápidos e quando necessário aplicam um choque diretamente no coração do paciente que pode chegar a 40 joules. Isso só ocorre quando o paciente está com uma arritmia muito grave, que pode levar a uma parada cardíaca, ou quando está em parada cardíaca no caso da fibrilação ventricular.

image_1

Imagem: Arquivo da autora.

image_2

Imagem: Arquivo da autora.

O RESSINCRONIZADOR CARDÍACO é um dispositivo eletrônico implantável com a função de corrigir a Insuficiência Cardíaca, pode estar ou não associado ao CDI, possui 3 eletrodos, um que estimula o átrio direito, um o ventrículo direito e o outro o ventrículo esquerdo. Sua indicação é em pacientes que possuem Bloqueio Completo de Ramo Esquerdo, função cardíaca bastante deprimida. Pacientes que possuem dissincronia causada pelo Bloqueio de ramo esquerdo e o tratamento medicamentoso não é suficiente para a correção da insuficiência cardíaca.

image_3

Imagem: Arquivo da autora.

Por Drª. Cecilia Monteiro Boya Barcellos – CRM 80657 – Autora convidada de PACEMAKERusers

Padrão