News

O diabetes em portadores de marca-passo e sua relação com doenças cardíacas

O Diabetes está entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que se constituem um dos maiores problemas em saúde pública da atualidade. No Brasil o Diabetes foi responsável por 5,2% das mortes em 2013 (VIGITEL, 2013).

Basicamente o Diabetes nada mais é do que a elevação da glicose no sangue, a hiperglicemia. Após a digestão dos alimentos a glicose é absorvida para a corrente sanguínea e utilizada pelo organismo. Para sua utliização é necessária a participação da insulina, produzida pelo pâncreas. Caso a glicose não seja bem utilizada pelo organismo seus níveis se elevam no sangue e causa a hiperglicemia.

A identificação precoce do problema e seu tratamento são importantes para evitar as complicações advindas da doença. Visite a página da Sociedade Brasileira do Diabetes e saiba mais sobre o Diabetes.

A associação entre marca-passo e diabetes pode ocorrer devido a vários fatores, principalmente degeneração do sistema elétrico normal do coração que pode ser causada por um diabetes não tão bem controlado.

A associação entre diabetes e pressão alta (a hipertensão arterial) potencializa a chances de danos não só à parte elétrica, mas ao coração como um todo. Consequências como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame”) também podem ocorrer.

Os cuidados para portadores de marca-passo ou não quanto ao diabetes são semelhantes.

A melhor prevenção de suas complicações está em fazer o tratamento corretamente, tomar as medicações receitadas, fazer atividade física, e ter uma alimentação saudável.

Por Dra. Cláudia da Silva Fragata CRM-SP 98985 – Autora convidada de PACEMAKERusers

Padrão