News

Cuidados para o folião, portador de marca-passo, no carnaval

O coração dos foliões bate de uma maneira especial na época de carnaval e com os foliões portadores de marca-passo não é diferente.

Não há restrições específicas aos portadores de qualquer tipo de marca-passo que os impeçam de aproveitar essa festa, mas alguns cuidados devem ser observados por todos:

  • Uso excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a chance de ocorrência de arritmias que podem ser fatais e isso é potencializado quando se associam energéticos ou drogas ilícitas. Fuja dessa combinação.
  • Portadores de marca-passo devem permanecer afastados de equipamentos como caixas de som potentes que podem interferir temporariamente na prótese. Caso comece a sentir mal estar, é prudente sair do recinto e se afastar do equipamento. A chance de dano permanente ao marca-passo é praticamente zero.
  • Sempre tenha consigo a sua carteirinha de portador de marca-passo ou uma cópia legível dela. Numa eventualidade de necessitar de atendimento médico, prontamente saberão exatamente qual a prótese que você possui, e tomarão as condutas necessárias se for o caso.

Essas medidas simples ajudam a aproveitar com segurança esses dias do reinado de Momo.

Bom Carnaval!

Por Drª. Claudia da Silva Fragata – CRM/SP 98985 – Autora convidada de PACEMAKERusers

Padrão