Minha História

Esta é minha história: Marciana Santos – Cambé – Paraná

Meu nome é Marciana Santos, tenho 26 anos e moro em Cambé no Paraná. Eu fazia acompanhamento de meus problemas de coração desde de 2004. No dia 1º de dezembro de 2011 foi feita a indicação cirúrgica. Eu tinha uma comunicação interventricular (CVI) perimembranosa, conhecido por alguns conhecidos como sopro.

Em 3 de janeiro de 2012 internei para fazer exames para cirurgia, que foi feita no dia 06 . Desde então começaram todos os meus problemas. Eu levava uma vida muito normal e de repente tudo mudou. Infelizmente houve uma lesão no meu nodo atrioventricular (Nodo AV) fazendo assim com que eu tivesse um Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT), com isso fiquei 11 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Unidade Coronariana (UCO). No dia 15 ainda do mês de janeiro, fizeram o implante do marca-passo definitivo.

Depois da alta no dia 17 daquele ano, desde então, tive muitas internações, realizei vários exames, e ficaram muitas perguntas sem respostas.

Nossa! Foi dificil! Até que Deus colocou em meu caminho um ótimo especialista, o Dr. Claudio José Fuganti. Uma pessoa que sempre será lembrada por mim como um excelente profissional e um ser humano incrível acima de tudo. Fizemos exames
, regulávamos o marca-passo periodicamente, aliás, quase todos os dias. Foi uma batalha … rsrs.

Em Agosto de 2012 trocamos um dos eletrodos, e dias depois, tudo voltou a acontecer novamente. Os sintomas horríveis continuaram a fazer parte da minha vida. Quando foi no início de janeiro de 2014, com meu médico de férias, eu entrei em desespero. Aí eu postei minha história no grupo do Clube do Marcapasso no Facebook onde a Drª. Luciana Alves do PACEMAKERusers, leu e entrou em contato comigo. De repente, alguém lá de outro Estado correu atrás de meu problema, alguém que nunca vi. A surpresa! Ela entrou em contato com a empresa que fabricou meu marca-passo, a Medtronic, e um especialista deles de Porto Alegre, conversou comigo e pediu para a Marli que é do meu estado mandar alguém para revisar meu marca-passo. Tudo foi agilizado pelo contato da Drª. Luciana do PACEMAKERusers e eu fiz uma consulta e coloquei um holter na mesma semana. Coisa difícil de se conseguir rapidamente sendo usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje estou mais confiante já sabemos o que estava causando todos os meus problemas. Hoje sei que tenho ainda uma Fibrilação Atrial (FA), e estou em tratamento. Ainda passo mal, mas sei que não estou sozinha na minha luta.

Meu muito obrigada ao Dr. Cláudio, Dr. Alexandre, à equipe da Medtronic e à Drª. Luciana do PACEMAKERusers.

Padrão